MENU

WordPress.COM X WordPress.ORG: qual a diferença?

23
26289
4

Antes de mais nada, você precisa saber que WordPress.org e WordPress.com não são a mesma coisa. A plataforma WordPress é utilizada sim nos dois sites, porém cada um tem um propósito e neste post eu vou explicar melhor quais são eles!

.COM
O WordPress.com é um site que oferece um serviço gratuito de criação e hospedagem de blogs usando a plataforma do WordPress. Você pode criar o seu blog, que terá um endereço nomedoseublog.wordpress.com e um usuário e senha para postar e gerenciar seus posts. Porém a customização do seu site por lá é limitada: você pode escolher entre mais de 75 layouts de graça para o seu blog, mas tem muito pouca ou zero possibilidade de customizá-los (mudar sua aparência).

Algumas das principais vantagens:
– Seu blog fica alojado em centenas de servidores, por isso é pouco provável que venha ficar fora do ar devido ao tráfego intenso;
– Atualização automática do WordPress;
– Backup automático do conteúdo (sem nenhum perigo de perder seus posts!);
– Possiblidade de escolher entre mais de 75 temas de vários estilos e categorias;

Algumas das principais desvantagens:
– Não é possível adicionar temas personalizados, ficando “preso” aos fornecidos pelo WordPress.com;
– Personalização bem limitada;
– Não é possível carregar plugins;
– Não existe a opção de personalizar os links permanentes do blog (ex.: seublog.wordpress.com/nomedopost);
– Não é possível adicionar banners de publicidade, Google AdSense ou nenhum código JavaScript.

Eu considero esta a melhor opção para quem não quer investir em um blog, quer criar um blog mais privado ou apenas para amigos e familiares, tem pouco ou nenhum conhecimento na área de programação e não tem planos de obter renda com ele.

.ORG
No WordPress.org, você pode baixar e instalar o software WordPress gratuitamente, a mesma plataforma que se usa no .com. Mas para o seu blog ir no ar, você precisa ter uma hospedagem de site, além do registro obrigatório de um domínio próprio (ex.: seublog.com.br).

Como exemplo de hospedagem paga, temos sites como Pre-lude, Locaweb, Uol Host, e outras empresas que possuem planos variados para você escolher. Lembrando que o serviço de hospedagem é muito importante, e é o que fará seu site ser estável e seguro (tanto para você quanto para seus visitantes). Aí sabe aquela velha frase “às vezes o barato sai caro?”. Pois é, pense bem e pesquise referências na hora de escolher.

Já o domínio próprio, você pode verificar se o nome que você quer está disponível e registrá-lo diretamente pelo Registro.br (caso seja .com.br ou tenha outra extensão de sites nacionais), pelo GoDaddy (caso manje de inglês e queira um endereço .com) ou junto com o serviço de hospedagem quando as empresas oferecem fazer este pacote.

Com o WordPress instalado, você terá um controle completo do seu blog e poderá ter um layout com tudo que você acha necessário! E como faz para conseguir realizar esse layout sem conhecimento técnico? Existem empresas e profissionais especializados (oi! me manda um e-mail?) para ajudar você a criar algo totalmente personalizado, do jeitinho que você imaginou e ainda tirar suas dúvidas e oferecer sugestões para desenvolver algo viável (também não dá para pirar na batatinha, né?).

Este é o caso dos blogs que publico aqui no meu portfolio e que me deixam extremamente feliz quanto o resultado faz o cliente dizer “era exatamente isso que eu queria!”.

Resumindo, no WordPress.com você pode usar um serviço gratuito de criar seu blog, e no WordPress.org você faz o download de toda a plataforma do WordPress para poder instalá-la em um servidor próprio e poder ter mais liberdade para customizar seu blog. Agora ficou mais fácil de entender, né? 🙂

COMENTÁRIOS: 23
  1. 24 março, 2014 por Desirée Responder

    Bruna, se eu quiser criar um blog na plataforma wordpress.org, vou precisar de um domínio, hospedagem e layout, certo? Mas qual desses passos deve ser seguido primeiro? Instalar o wordpress e criar o layout para então registar o domínio e a hospedagem ou o contrário? Outra coisa, tem como uma pessoa que não tem muito conhecimento na área personalizar o próprio layout e deixar do jeito que quer ou é muito complicado e precisa de conhecimentos avançados de design e programação? Seus posts são muito úteis e explicativos 🙂 Mas ficou essa dúvida

    • 31 agosto, 2015 por Bruna Responder

      Oi Desirée!

      Você pode começar a criação do layout sem ter o domínio registrado e a hospedagem comprada. Eles serão necessários apenas no momento da programação! É claro que o domínio registrado garante o nome que você quer para o blog, pois se for meio popular ou concorrido corremos o risco de perder o nome deixando para registrar depois.

      Para personalizar o layout, você tem a opção de trocar de tema (buscando por temas free no WordPress ou pagando por um pronto) e muitos destes temas tem como personalizar de maneira limitada alguns ítens do layout, como as widgets da sidebar (coluna lateral), as cores e fontes, alterar cabeçalho e também existe a possibilidade de instalar plugins para a sidebar. Isso tudo de maneira simples, basta ter um certo conhecimento de inglês e saber como funciona a estrutura do site.

      A vantagem de contratar um designer é, por exemplo, ter a estrutura do layout totalmente de acordo com o que você imagina (e não apenas adaptar um que já existe) e poder escolher tudo que terá no site e onde ficará cada coisa.

      Beijos!

  2. 07 julho, 2014 por Camila Responder

    Olá

    entendi a diferença, porém se eu contratar um serviço de hospedagem(pode ser qualquer um para instalar o .org???
    Não tenho serviço de hospedagem e tentei instalar e não consegui, pois não atende os requisitos minimos de instalação.
    Se eu tiver um serviço de hospedagem eu consigo instalar??

    Obrigada

    • 31 agosto, 2015 por admin Responder

      Oi Camila!

      A plataforma do WordPress.org pode ser baixada para ser usada no seu computador, mas ela não estará online até você ter um serviço de hospedagem, pois precisa ser colocada na internet através de algum servidor, entende? Você pode trabalhar diretamente no seu computador com o blog antes dele estar online, mas vai precisar ter conhecimento em banco de dados e trabalhar local. Sugiro que você contrate um profissional para te auxiliar, ou que crie o blog no WordPress.com. Beijos!

  3. 16 agosto, 2014 por Lena Reis Responder

    Boa noite, Bruza. A razão de eu pensar em tirar o meu blog da atual plataforma é o receio de que, como não é meu, possa desaparecer a qualquer tempo, sem aviso prévio. Se eu migrasse para WordPress.com. eu também teria esse problema, o o blog é meu?

    Muito obrigada,

    Lena Reis

    • 31 agosto, 2015 por admin Responder

      Oi Lena!

      Não sei se entendi direito a questão do blog ser seu. Você terá a sua conta, como em qualquer site ou rede social por exemplo. O WordPress é uma plataforma grande e internacional, e, por mais que no futuro a empresa decida encerrar as atividades de alguma forma, com certeza eles deixarão todos os usuários notificados com um bom tempo de antecedência. O WordPress permite que você exporte todo o conteúdo do blog (posts, comentários, categorias) para migrar para outra plataforma, então na pior das hipóteses, você poderia fazer um backup antes do blog sair do ar. Pode ficar tranquila, ok? E que eu saiba, por enquanto isso não está nem perto de acontecer com o WordPress! 😉 Beijos!

  4. 16 outubro, 2014 por Fabricia Carvalho Responder

    Oi!

    Estou com um problemão, não sabia de nd sobre o que vc comentou no artigo e acabei abrindo meu blog e comprando o domínio via wordpress.com e agora não sei o que fazer! Ainda não publiquei nd, e pensei q talvez pudesse abrir um wordpress.org e só redirecionar meu domínio comprado pra lá, como se fosse uma máscara.. isso seria possível? Minha maior preocupação é não perder o domínio.

  5. 13 janeiro, 2015 por Gabriel Rodrigues Responder

    Olá! Bom dia!

    Tenho um blog gratuito pelo wordpress.com, se eu pagar pelo domínio dele, e pagar também pela versão Premium, eu terei um blog totalmente personalizável?! Poderei adicionar Google Adsense nele?

  6. 19 março, 2015 por Rodolffo Responder

    bom.. eu tenho um blog pessoal há anos.. e já tentei inúmeras vezes transferi-lo para a plataforma do wordpress.. mas pelos conhecimentos bem superficiais que tenho em relação a como funciona hospedagem, como editar um layout, como instalar o wordpress… já desisti duas vezes ao tentar fazer tudo isso sozinho.
    atualmente uso a plataforma do blogger e meu blog é hospedado pelo eNom (que é parceiro do blogger, e essa compra de domínio eu fiz pelo próprio painel de controle do blogger e consegui registrar, de maneira bem simples meu domínio .com).
    estou pensando em pagar pelo serviço, já que tenho medo que dê algo errado.
    e meu maior medo é perder tudo que já escrevi, pois tem um valor bem pessoal pra mim.
    se por um acaso eu pagasse um profissional para realizar todo o serviço de hospedagem, layout e tudo mais.. eu gostaria de saber, quanto em média eu teria que desembolsar. sei que é meio difícil de dizer isso, mas é que eu precisava ter uma noção de valores. sou bem ignorante em relação a esses assuntos.. rsrs.
    desde já obrigado.

  7. 29 março, 2015 por Maira Senatore Responder

    OI! Nossa obrigada pela super ajuda, estou entrando nesse mundo de WordPress, e me sinto de marcha ré sempre! valeu muito!!!

    • 31 agosto, 2015 por admin Responder

      Que bom, Maira! Fico feliz em ajudar. Beijos!

  8. 11 outubro, 2015 por Tati Tagliari Responder

    Olá! Gostei muito do post, bem explicadinho!
    Tenho uma duvida!
    Há um ano criei um blog no WordPress.com somente pra ser um “diário de bordo” sobre meus preparativos pro casamento, mas acontece que o blog cresceu muito e estou com uma media de 2.000 acessos diários.
    Quero migrar pro .org, assim consigo editar o html e começar a colocar banner de propaganda (já recebi alguns emails de fornecedores pra casamento interessados em anunciar no meu blog). Já estou meio que decidida a migrar.
    Minha dúvida é: Nunca consegui utilizar o Google Analytics no .com e sei que não terei a pagina de stats no .org… O que acontece depois da migração? Vou perder todos os dados de trafego anteriores quando migrar para o .org?
    Obrigada!

    • 12 outubro, 2015 por Bruna Responder

      Oi Tati! Demorei a te responder porque me perdi lendo posts lá pelo teu blog. Muito legal, adorei! haha Olha, pelo que eu pesquisei, não existe (pelo menos ainda) uma maneira de migrar esses stats do WordPress.com para outro servidor. O que te aconselho é fazer um Mídia Kit com esses números dos stats atuais (pode tirar uns prints, se a sua preocupação é usá-los para argumento de publicidade no blog), e, a partir da migração, começar a usar o Google Analytics, porque aí você não terá mais esse problema de perder os dados e ainda pode exportar em .pdf as estatísticas. Beijos!

    • 20 outubro, 2015 por Bruna Responder

      Tati, acabei pesquisando melhor e descobri que os Stats podem ser migrados através da equipe especializada do WordPress. Ou seja, no momento que você tiver o novo blog instalado (do .org em uma hospedagem), você pode pedir que eles façam a transferência fornecendo o endereço antigo e o novo. É preciso entrar em contato pelo fórum: https://en.forums.wordpress.com/topic/transfer-of-my-stats-and-followers-to-self-hosted Espero ter ajudado! Beijos!

      • 21 outubro, 2015 por Tati Tagliari Responder

        Aahhaha que bom saber que “se perdeu” pelos meus posts e que gostou! Isso é combustível pra eu continuar escrevendo por lá!
        Muuuito bom saber que vou poder migrar meus stats! Quanto ao mídia kit, já estou desenvolvendo um! Depois que o blog fez um ano comecei a fazer o midia kit só por diversão, mas vou aproveitar todos os dados colhidos pra parte de propaganda 😀

        Obrigada, Bruna! Ajudou muito!!!
        E seja bem vinda no meu blog quando quiser! rsrsrs

  9. 27 novembro, 2015 por rebeca Responder

    olá criei um blog no wordpress.com mas queria migrar por wordpress.org e possível tirar esse .org e usar dois dominios o .com e o .com.br ?

    • 22 dezembro, 2015 por Bruna Responder

      Oi Rebeca!

      O WordPress.org não oferece serviço de hospedagem, apenas a plataforma do WordPress para download. Você pode buscar por uma hospedagem e registrar os dois domínios (ou usar domínios já registrados por você) e fazê-los apontar para o mesmo site sim.

      Para migrar do WordPress.com para a versão do WordPress.org, você pode seguir estes passos aqui: https://en.support.wordpress.com/moving-to-a-self-hosted-wordpress-site/

  10. 28 fevereiro, 2016 por Weslley Responder

    Olá Bruna,

    Tenho um Blog no wordpress.com e estou pensando em migrar para versão de banco de dados php, consigo fazer essa migração sem perder nada como tema, menu, eu sei que os posts consigo exportar, e essas outras configurações consigo? Para ter a plataforma via banco de dafos Php e obrigatório ter uma hospedagem? Qual hospedagem boa e barata você me indicaria? Tentei fazer um teste pelo Xammp porém a URL não é alterada, fica sempre como localhost/blog.

  11. 28 fevereiro, 2016 por Weslley Responder

    Olá Bruna,

    Em relação a indexação no Google tem alguma diferença das duas versões? Pois tenho receio de migrar pois tenho conhecimento básico em banco de dados.

  12. 02 março, 2017 por Marcelo Responder

    Boa noite, Bruna!

    Sou 100℅ leigo no assunto, mas minha esposa artesã quer ter uma loja virtual. Ela mencionou o WordPress e o melhor conteúdo sobre isso foi o seu.
    Então, desculpe ser direto:
    É possível e-commerce no WordPress?
    Como procedo?
    Obrigado por seu excelente conteúdo.

    • 08 março, 2017 por Bruna Responder

      Oi Marcelo!

      Obrigada pelo comentário. É possível e-commerce no WordPress sim, mas também tenho outras sugestões que possam orientar vocês por um caminho bem legal! Entra em contato comigo por e-mail que te explico melhor! bruna@bruberries.com

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *