MENU

Por posts melhores: utilizando imagens bonitas nos posts!

Muitas vezes estamos tão preocupados com a qualidade do texto para um post que esquecemos também do quão importante são as imagens que vão acompanhá-lo. As imagens possuem um estímulo visual muito maior que os textos e por isso capturam toda a atenção em um primeiro momento, além de tornar o conceito mais claro para quem está lendo e transmitir o tom e o clima que você gostaria para o post. Por isso, este segundo post da série “Por posts melhores” traz um guia completo de como complementar seus posts com belas imagens!

BUSQUE IMAGENS GRATUITAS NO GOOGLE

Eu já tinha postado lá na página do Face um texto que a Carla Nascimento, do blog Faltou Açúcar, escreveu sobre direitos autorais de imagem na internet. O texto é super bacana e ensina também como buscar somente por imagens gratuitas no Google.

USE BANCOS DE IMAGENS (PAGOS E GRATUITOS)

É claro que se você quiser pagar por belíssimas fotografias, existem os bancos de imagens pagos, como gettyimages, shutterstock, e fotolia, por exemplo.

Mas se você só quer ter uma imagem de alta qualidade para ilustrar o seu post, selecionei bancos gratuitos bem legais para isso e que irão te ajudar!

Segue a lista de alguns bancos de imagens ótimos e que não necessitam de cadastro nenhum para baixar suas imagens:

Pexels

Pixabay

Unprofound

morgueFile

Quer mais opções? Então saca só essa lista com 89 bancos de imagens gratuitos!

PRODUZA SUAS PRÓPRIAS FOTOS

Se você tem uma boa câmera fotográfica, manja um pouco de foto ou de edição de imagem, pode produzir as próprias fotos, o que é ainda melhor! Lembre-se sempre de tentar tirar fotos com boa iluminação (nada é melhor do que ao ar livre), com um “cenário” bonitinho, e em qualidade alta.

Você pode baixar um editor de imagens gratuito, como o GIMP, por exemplo, ou utlizar editores online gratuitos muito bons como:

PIXLR
PICMONKEY
SUMOPAINT

DICAS RÁPIDAS

– Tente postar suas imagens no blog sempre na mesma medida, para criar um padrão estético entre os posts;
– Dê preferência à imagens que ocupem boa parte da largura da sua coluna de posts, mas cuidado para que o tamanho não ultrapasse essa largura (caso contrário, a imagem irá “quebrar” toda a diagramação do layout);
– Para evitar este acidente que comentei acima, pergunte sempre ao designer / programador do seu layout qual a melhor medida de imagens para os seus posts;
– Tente seguir uma linha concentual para as imagens. Se você e seu layout são do estilo romântico, procure imagens que tenham tons pastéis, flores, filtros clarinhos e elementos que combinem com o seu estilo;
– Se você pretende ter posts relacionados ou em destaque em algum lugar do blog, é fundamental ter imagens legais, certo?;
– Nunca estique ou aumente imagens para que elas “caibam” na medida que você quer. Se está em um tamanho menor ou com a qualidade muito baixa, é melhor procurar outra opção de foto.

Esse é o tipo de post que dá margem para nos aprofundarmos em vários assuntos relacionados ao uso de imagens nos posts, por isso fiquem à vontade para sugerir temas ou escrever dúvidas aqui nos comentários, ok? Ficarei super feliz em poder ajudar, e quem sabe faço uma parte 2 do post com mais dicas. :)

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *